sábado, 2 de novembro de 2013

83 e 84 - Palestra com Adelmir Freitas Sciessere

04:34 // por EMEF - Rui Barbosa // // Sem comentários




Alguns transformam suas dores em terríveis sofrimentos, infernizando, além da sua, a vida dos com ele convivem. Outros, gostam de temperar o limão azedo e de debochar da cara amarga da vida e rir com tudo e apesar de tudo.

O gaúcho Adelmir Freitas Sciessere, vítima da poliomielite, logo após, o nascimento é uma dessas pessoas. No livro “Caranhoto”, ele narra a sua saga para sobreviver, aprendendo a defender-se dos limites da doença, para fugir dos rótulos preconceituosos e sempre cruéis, no período de 1965 a 1983. E o faz com um admirável contexto de época, seja pelas conquistas da Ciência ou pela produção musical. E principalmente o faz, com um humor único, sem se fazer coitadinho nem super-herói. Ao contrário o autor nos dá é uma lição de vida e com muito bom humor. A começar pelo sugestivo nome do livro “Caranhoto” - como ele próprio explica - um caramujo, que mal se arrastava, sempre quis ser gafanhoto e voar...

Adelmir Freitas Sciessere nasceu em Passo Fundo. Estudou em colégios onde teve diferentes aprendizados: o primeiro, público; e o segundo, privado. Cursou Tecnólogo em Processamento de Dados, Administração de Empresas e Tecnólogo em Gestão Financeira. Foi presidente de grêmio estudantil, de sindicato patronal e diretor regional da Fecomércio/RS. Atualmente trabalha na empresa da família. Gosta de dizer que trabalha com números e se diverte com as palavras.








0 comentários:

Postar um comentário